Home » História do Pole

História do Pole

A História do Pole Dance

Agradecimentos a Lígia Parizzi, que fez este estudo e compartilhou conosco

Fonte original do texto está aqui.

Data: 05/11/08
Pesquisa e Tradução: Ligia Parizzi
As origens do Pole Dance vêm da prática do Mallakhamb ( que significa “homen de força” ou “ginástica do poste”), que nada mais é do que yoga praticada em um poste de madeira e com cordas (principalmente praticado na Índia) e existe desde o século XII, no entanto, como disciplina esportiva existe a aproximadamente 250 anos. Uma outra disciplina, que está diretamente relacionada com o pole dance de hoje, é conhecida como Mallastambha (que significa “ginástica do pilar”), técnica usada pelos antigos lutadores de wrestling para ganhar força e desenvolver os músculos.O mallastambha não é mais praticado nos dias de hoje. O Mallakhamba do poste (pole) ainda é praticado por homens e meninos e o Mallakhamba da corda é praticado por mulheres e meninas.

O Pole Dance, como conhecemos hoje, se originou durante os anos 20, no ápice da Grande Depressão Americana. Tour Fair Shows ( que se originaram do negócio dos tours de circo) viajavam de cidade à cidade divertindo as multidões. Como parte do espetáculo principal, também existiam outros shows paralelos em tendas pequenas ao redor da tenda do circo principal. Uma dessas tendas famosas era conhecida como o show erótico das dançarinas Hoochi Coochi. A palavra Hoochi Coochi se originou do movimento que as dançarinas faziam com o quadril. As garotas dançavam sugestivamente em um palco pequeno em frente às multidões de assovios. Por causa do tamanho das tendas, o poste que segurava a tenda ficava bem na beirada dos pequenos palcos e as dançarinas começaram a se aproximar dos postes e dançar com eles.

Hoochi Coochi Dancer
Gypsy Rose Lee

O poste das pequenas tendas tornou-se conhecido como o poste de dança que ainda existe hoje, no entanto, de uma forma mais tecnicamente e socialmente aceitável.

O estilo Burlesque se originou no início da era Vitoriana (1840) e é um estilo que esta relativamente ligado à Comédia dell’arte (onde os personangens principais carregavam um “burle” – um bastão com a ponta almofadada – que era usado para bater nos outros personagens com uma finalidade cômica (origem da comédia “slapstick”). A Comédia dell’arte foi a fonte para quase tudo que se vê hoje em entretenimento (como ballet, marionettes, ópera, teatro o tableau erótico, a mímica entre outros). O famoso Moulin Rouge em Paris (desde 1889) teve uma função essencial na disseminação do estilo buslesque sensual e no desenvolvimento da indústria erótica que contava com performances de artistas que vinham de todos os cantos do mundo para dançar no Moulin Rouge e ganhar a vida.

(Parte II) – O pole dance se desenvolveu gradualmente desde as tendas de circo até os bares como o estilo burlesque nos anos 50. O primeiro registro de pole dance como conhecemos hoje, foi em 1968 com a performance de Belle Jangles no clube de striptease Mugwump, em Oregon e o pole dance moderno começou a ser documentado somente à partir dos anos 80 no Canadá.

Entre os anos 60 e 70 muito pouco aconteceu em relação ao pole dance e pouco se documentou até os anos 80 quando striptease e poledancing se tornaram populares no Canadá e nos Estados Unidos.

Existe evidências de que, com o tempo, outros estilos de dança (alguns com raízes bem mais imorais que o pole dance) passaram por dificuldades para obter o reconhecimento e respeito que mereciam. Antes de ser abertamente reconhecidos, estilos de dança como o ballet, a salsa, o tango, e especialmente a famosa dança do ventre, eram danças com fundamentos na sexualidade e na luxúria e também sofreram enorme ceticismo durante anos.

A história do Ballet revela que, a princípio, mulheres não eram permitidas de dançar, mesmo que muitas escrituras mais recentes negam este fato. O tango nasceu na França e se desenvolveu na Argentina, através de uma maneira de auto-expressão de rebeldia e se originou nos bordéis de Buenos Aires.

Os anos 90 testemunharam Fawnia (Canadense) praticando o pole dancing e trazendo a realidade para as mulheres comuns que começaram a aprender a modalidade como uma maneira de manter a forma. Fawnia produziu o primeiro DVD com instruções de pole fitness e dança.

A partir do ano 2000, o pole dance se desenvolveu em gêneros diversos, do exótico ao pole fitness evoluído em 2006, que permitiu as mulheres comuns a utilizarem-se da técnica dentro das suas rotinas diárias de fitness. Na verdade, um número relevante de mulheres que praticam o pole dance como fitness, possuem poles dentro de casa para tal.

Mais recentemente, o Cirque du Solei passou a utilizar performances baseadas nos poles chineses. Inspirado no Cirque du Soleil, homens também começaram a utilizar a técnica dos pole chineses e possuem números acrobáticos em shows pelo mundo. Assim como o Mallakhamb e o Pole Dance, os poles chineses também se utilizam do atrito entre pele e equipamento.

Levando em consideração que a mentalidade e atitude das pessoas em relação ao pole dance já começou a mudar, mesmo quando se referem ao pole dance como pole fitness, ainda existe uma relutância em relação ao público em geral em aceitar o pole dance como uma atividade física ou esportiva.

O pole dance de hoje constitui uma modalidade de exercício físico e dança que envolve o dançar com e ao redor de uma barra de metal polido. Essa modalidade incorpora movimentos de ginástica olímpica, movimentos livres, ballet e dança contemporânea em dimensões diferentes que incluem, posições estáticas e em movimento usando a barra e fora da barra. A atividade do pole dance desenvolve a força dos membros superiores e inferiores do corpo e das costas / área abdominal e firma todos os músculos do corpo utilizando o próprio corpo como resistência.

Competições: Mesmo que a maioria das competições de pole dance pelo mundo ainda estão em um momento de estruturação e profissionalização, existe uma comunidade mundial lutando por conquistar o reconhecimento do pole dance como esporte e uma forma artística de dança. As competições de Pole Dance estão procurando se distanciar dos shows amadores de dança em casas de striptease. Estes eventos estão sendo regularizados com regras restritas de vestimenta adequada e focadas no atletismo e no fator artístico das coreografias ao invés do erotismo e da sexualidade.

63 Comentários »

  • adrina louzada disse:

    olá,
    gostaria de saber onde posso fazer um curso de pole dance no rio de janeiro.
    bjs bjs bjs

  • Klaudhya Souza disse:

    Esse sim é um material eletrônico de primeirrísima sobre o Pole Dance. Completo, diversificado, e principalmente, tá sendo o que se propõe: um site geral sobre o pole dance, com história, vídeos, dicas, fotos, pole dances etc. Até agora não tínhamos nada parecido em outras páginas, e este se tornou um instrumento de comunicação das Pole Dances enquanto categoria. Podemos conhecer um pouco uma da história das outras, e promover uma integração enquanto classe. Perfeito! E o que é bom, é que é também um informativo amplo sobre o Pole Dance, resgatando sua trajetória, história, etc. Enfim, para quem é, ou gosta de Pole dance, esse é o canal informativo mais recomendado. Em uma palavra, diria Maravilhoso!

  • Mércia disse:

    Olá!

    Gostaria de saber onde posso encontrar o curso de Pole Dance em São Paulo.

    Obrigada.

  • Marcia portela disse:

    Olá!!!! eu e minha mãe amamos pole dance, eu queria saber onde posso fazer aula de pole em Salvador na Bahia, por favor me ajudem a achar, eu quero, preciso fazer pole, me ajudem rsrs, eu vou ficar feliz, parece que é isso que falta na minha vida pois preciso de alguma coisa prá exercicios e p ativar minha sensualidade, agradeço e mando um beijo a todas que fazem pole dance, adoro todas…

  • FLAVIA disse:

    Ola gostaria muito de fazer pole dance mas aqui em goiânia ainda não tem esse tipo de dança, como faço para fazer o curso sempre foi meu sonho.

  • Karyne disse:

    Eu queria saber onde posso fazer aula de pole em Salvador na Bahia

  • débora disse:

    olá, gostaria de saber onde tem aula de pole dance aqui em Goiânia!!!

  • Flávia disse:

    Aqui em SC não tem?? :/

  • Mariana Belo disse:

    Olá, gostaria de saber onde posso fazer aulas de pole dance no RJ. Mto obrigado.

  • Hellen Balbinotti disse:

    Oii,gostaria de saber onde eu posso fazer aulas de pole dance em Florianópolis-SC.Obrigada ;*

  • Shardelle disse:

    Olá! Gostaria de saber onde posso fazer aulas de pole dance no Rio de Janeiro.
    Grata

  • lu disse:

    Oi queria saber onde posso fazer a aula em porto alegre…obrigada

  • Hellen Balbinotti disse:

    OOOOOOOOOOOi, eu gostaria de saber onde posso fazer POLE DANCE EM FLORIANÓPOLIS-SC!
    Por favor..obrigada ;)
    Beijo ;*

  • jessica disse:

    Olaa
    gostariaa de saber onde posso fazer aulas em Cuiaba Mt ??
    por favor

  • priscila disse:

    OI,sou dançarina de uma banda show do sul de minas, e gostaria de fazer performancer de pole dance, gostaria de saber os tipod de materiais a serem usados na fabricação, se é mais vantagem e porque,vfazer aquele que gira sobre a base ou do que fica estático, e se existe um local mais perto que possa adquirir o kit portatil p montagem, se valer mais a pena compro este, vi que é regulavel a altura o q se adequa melhor a um palco diversificado,vi em alguns sites mas só estrangeiros. Obrigado

  • Cris disse:

    Oie…
    Gostaria de saber se tem algum lugar em Santos/SP, que ja tenha aula de Poli Dance?
    Obrigado

  • Gabi disse:

    Olá,
    gostaria de saber aonde posso fazer um curso de POLE DANCE em Manaus/Am, sou louca pra fazer, mas não acho onde.

    Obrigada!!!

  • Rebeca disse:

    Oi, eu gostaria de saber onde posso fazer Pole Dance em Floripa – SC.
    Já dei uma olhada e nunca encontrei.

    Obrigada;

  • LUCIANA disse:

    EU QUERIA SABER ONDE EU POSSO ACHA O POLE DANCE AQUI EM SALVADOR,JÁ PROCUREI MAIS ATE AGORA NÂO ACHEI.P FAVOR MIN INFORME ONDE EU POSSO ACHAR.

    DESTE JÁ AGARDEÇO

  • Agenor disse:

    …eu acho o Pole dance uma arte !!!!
    que vai alem da imaginação … da sensualidade
    vcs são de mais…!!!!!

  • Ana disse:

    Ola
    gosteria de saber onde posso encontrar o POLE DANCE FITNESS em santos/sp?
    Obrigada

  • Klaudhya Souza disse:

    Olá Marcia e Luciana, sou membro do POLE DANCE BRASIL, e acabo de abrir em salvador o primeiro stúdio de POLE DANCE da Bahia. Me passe um e-mail klaudhyapoledance@hotmail.com ou então me ligue no 8801-4838, que te passo todas as informações.

  • Sol disse:

    Olá
    Estou desesperada para achar um curso de pole dance no Rio de Janeiro.
    Alguém pode me ajudar?

  • Danielly disse:

    gostaria de saber aonde posso fazer um curso de POLE DANCE em Salvador-BA, sou louca pra fazer, mas não acho onde.

  • Thais Rebelo disse:

    Olá…adoro a dança do Pole..acho lindo…Como faço para achar esse curso aqui em São José dos Campos/SP?
    Abraços…Obrigada

  • vanessa disse:

    Olá.. Há aulas de poli em Porto alegre?
    Beijos

  • adriana ripardo disse:

    aprecio a arte de polli dance pena que onde moro ainda vista como algo imoral, por isso é que queria aprender para mostrar aqui toda a abeleza e eficiÊncia dessa técnica que mistura dança, sensualidade e academia ao mesmo tempo.

  • Bárbara disse:

    Olá,moro em Recife e já estou a procura
    de academias com o pole dance há algum tempo.
    Vou me casar daqui a 8 meses e estou louca pra aprender.

    Gostaria de uma ajuda de vcs.Se conhecem alguma academia
    por aki…Qlqr coisa para me ajudar.
    Obrigada desde já!
    Bjus

  • Vivian disse:

    Como são ministradas as aulas? Me interessei muito mas moro em Cuiabá-MT.

    Obrigada.

  • Elisa disse:

    Olá, gostaria de saber se existe algum local em Porto Alegre que tenha aulas de Pole Dance?
    Obrigada
    Bjos

  • Pamela disse:

    olá gostaria de saber os beneficios fisicos do plly dance e onde posso encontrar alguem para dar aulas no ESPIRITO SANTO!
    OBRIGADA

  • ALESSANDRA disse:

    Boa Tarde,

    Gostaria de saber onde tem aulas de Pole Dance em Santos ou Praia Grande. Estou desesperada atras de alguma academia, mas nao encontrei nadinha!!!!!

    Grata,

  • patricia disse:

    olá, vocês sabem de alguma academia de poledance em são luís no maranhão?

  • Paula disse:

    Oi, gostaria muito de saber qual curso você me indica aqui no Rio.
    Obrigada!
    Paula

  • any disse:

    olá,
    gostaria de saber onde posso fazer um curso de pole dance no rio de janeiro.
    bjs bjs bjs

  • Aline disse:

    Oi, gostaria de saber se em Araraquara-SP, tem alguma academia que dá aulas de pole dance?
    Obrigada!

  • fernanda disse:

    gostaria de saber se em santos-sp tem pole dance e onde posso fazer muito grata

  • wania disse:

    Olá… queria saber onde posso fazer esse curso aqui em Goiania, ou porque voce nao vem fazer uma temporada de cursos aqui? obrigada

    Grata.

  • ana disse:

    olá, gostaria de saber se existe, em Porto Alegre, algum lugar que tenha aulas de pole dancing.

    grata, ana

  • admin (Autor) disse:

    Ana!

    Por hora ainda não tenho nenhum lugar para te indicar em sua cidade.
    Estou organizando um workshpp para sua cidade, caso tenha interesse, te mantenho informada!

    bjs

  • admin (Autor) disse:

    Olá Wania!

    Pode esperar que agosto to por ai sim! :)

    beijos

    Renata Wilke

  • admin (Autor) disse:

    Oi Fernanda!

    Em Santos ainda não tenho ninguém para te indicar mas em breve estaremos por ai!!

    bjsss

  • admin (Autor) disse:

    Olá Any

    boa noite

    Aqui você encontra pole dance no Rio de Janeiro: http://www.poledancebrasil.com.br/onde-fazer/pole-dance-no-rio-de-janeiro/

    beijos

    Renata Wilke

  • admin (Autor) disse:

    Oi Paula

    Te indico uma super professora

    http://www.poledancebrasil.com.br/onde-fazer/pole-dance-no-rio-de-janeiro/

    Um beijo!

    Renata Wilke

  • roberta moriea vieira disse:

    GOSTARIA DE SABER ONDE POSSO FAZER AULAS DE POLI DANCE EM GOIANIA??!!

  • admin (Autor) disse:

    Roberta!

    Em setembro estarei por ai!!!

    bjs

  • Sanne Ribeiro disse:

    Olá,
    Começei a fazer aulas de pole dance com a Profa Luciana no RJ. E estou mais apaixonada… dou a maior fotça para quem quer aprender.

    Adorei a indicação Renata.
    bjs

  • admin (Autor) disse:

    Olá Sanne!!

    Não tem o que agradecer, fico muito contente em saber que deu tudo certinho!
    Vc pode ter certeza que está em ótimas mãos a Lu é um doce de pessoa e uma excelente profissional!!!!

    bjssss e bons treinos!! :)

  • Paulinha disse:

    Olha sou nova tenho 14 anos, mas naao parece, sou beem grande e evoluida eu e minha mae amamos pole dance mais em MINAS GERAIS BELO HORIZONTE nao achamos aula de pole dance, sera que voce sabe algum lugar em BH pra gente fazer ée o meu sonho e eu adoro danças sexy. Obrigado pela atençao
    Um grande abraçp

  • Suzana disse:

    Oi gostaria de saber com qual idade posso dançar pole dance??

  • Fran disse:

    OIII…
    faço faculdade de dança e gostaria de saber se tem alguem que deaulas no riio grande do sul….ou o mais prox possivel…
    obrigada desde já…bjs

  • siane disse:

    gostaria de saber onde posso fazer aulas de pole dance aqui em porto alegre rio grande do sul.
    bjos

  • ana paula disse:

    ola gostaria de saber onde posso fazer aulas de pole dence em porto alegra por favor estou muito entereçada e por aqui não encontrei nada ainda…bjussss

  • Mari Silva disse:

    Re do céu, eu simplesmente ameeeeeeeeeei essa história, está completa, bem explicada, esclarece muitas dúvidas ao publico, e vou copiar, grandes beijos no coração!!!!!!!!!

  • suely regina de vasconcelos disse:

    PARABÉNS POIS VENCER PRECONCEITOS NÃO É PARA TODOS, EU SEI COMO É QUEBRAR BARREIRAS NA DANÇA,POIS A 15 ANOS ATRÁS FUI A PRIMEIRA A DANÇAR DANÇA DO VENTRE AQUI EM MAUÁ ,E DEPOIS COMECEI A DAR AULAS DA MESMA E NAQUELE TEMPO AINDA TINHA PRECONCEITOS POIS MOSTRAVA A BARRIGA, AGORA IMAGINA SE FOSSE O POLE DANCE,SERIA MAIS DIFÍCIL MAIS EU GOSTO DE QUEBRAR PRECONCEITOS E ESTOU DANDO AULAS DE POLE DANCE, SOU PROFESSORA DE IOGA E SEI QUE LÁ NA INDIA ESTA PRATICA JÁ EXISTIA, DEVEMOS REALMENTE PASSAR A VERDADEIRA LINGUAGEM DESSA ARTE TÃO BONITA E QUE TRAZ TANTO BENÉFICIO PARA O NOSSO CORPO.

    PROFESSORA DE DANÇAS E IOGA SUELY (RADHANY)

  • Renata Wilke (Autor) disse:

    Suely!

    Parabéns por sua vitória e conquista!
    Um trabalho bem feito é sempre motivo de orgulho!
    Eu amo o meu trabalho e assim como vc também já passei por alguns preconceitos, mas mostro com meu trabalho a linguagem de um trabalho sério, que faz muito bem para o corpo.

    Quando estiver em SP venha até minha escola para trocarmos figurinhas!!!

    Beijos e sucesso ai!! :)

    Renata Wilke

  • Bruna disse:

    Oi me chama muito atenção pole dance!!gostaria de saber se tem alguma escola ou professores m porto alegre.

    bjus

  • Gracielly disse:

    caraca… adorei isso!!! ain qria saber se aqui em Passos/Minas Gerais nao o Poli Dance.adooooorooooo!!
    Renata parabens!!!

  • Thamy disse:

    Aiiin, eu simplesmente estou apaixonada pelo Pole Dance….Gostaria muito de saber onde posso fazer aulas aqui em Cuiabá-MT….. Aguardo respostaaa

  • jessica disse:

    acho muito legal essa dança deveria espalhar mais escola pelo brasil inteiro e ser mais divulgada esse trabalho para acabar com esse preconceito q existe ainda sobre essa dança

  • BEATRIZ disse:

    GOSTARIA DE SABER,ONDE POSSO TER AULAS EM MANAUS?

  • dal disse:

    ola,
    gostaria de saber se em sao luis-ma ha alguma academia de pole dance!

  • graciele ribeiro disse:

    quero saber com quantos anos posso fazer pole dence tenho 15 ja posso fazer aulas ?

Deixe um comentário!

Você pode ter seu avatar (foto nos comentários) disponível pra todos os sites da internet pegue o seu no site Gravatar. É gratuito!


Você também pode acompanhar via RSS